domingo, 15 de março de 2015

LEMBRETE ESPÍRITA

Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
Livro: Encontro de Paz. Lição nº 34. Página 129.


Nunca nos Arrependeremos:
De ceder em questões sem valor essencial;
De guardar paciência em quaisquer lances difíceis;
De usar indulgência para com as faltas do próximo, entendendo que todos temos erros a corrigir;
De ouvir atenciosamente, seja a quem for;
De reconhecer que o nosso pensamento ou cultura tem as suas limitações;
De observar que o nosso tipo de felicidade nem sempre é o tipo de felicidade das pessoas que amamos, competindo-nos, por isso, acatá-las como são, assim como desejamos ser respeitados como somos;
De admitir que os outros não são obrigados a pensar com a nossa cabeça;
De não agir contra a própria consciência, seja antes, durante ou depois das experiências que consideramos menos felizes;
De entregar à Bondade de Deus as Aflições e Problemas que estejam fora da nossa capacidade de solução;
De Servir Sempre...

"Todos estamos informados quanto às transformações em desenvolvimento na Terra. E são muitas, quais sejam: o progresso industrial intensivo; as conquistas no reino atômico; as lutas de competição por mais eficiência no domínio das armas; a legalização do aborto em muitos países; as pesquisas nas áreas genéticas; a delinquência juvenil superando a criminalidade nos adultos; os excessos de liberdade sem disciplina e os chamados direitos sem obrigações que lhe correspondam; e a expansão da violência... Todas essas transformações se processam, através do livre arbítrio do homem que se orgulha da civilização que está inventando com o integral apoio da ciência materialista; entretanto, convém lembrar que Deus está em ação e de tudo o que a inteligência humana semear, no mundo que pertence a Deus, isso também Ela ceifará”. Emmanuel – Chico Xavier. Livro: Confia e Segue.


ITENS DA IRRITAÇÃO


Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
Livro: Encontro de Paz. Lição nº 06. Página 33.



Enquanto no clima da serenidade, consideremos que a Irritação não é recurso de auxílio, sejam quais sejam as circunstâncias.
O primeiro prejuízo que a intemperança mental nos impõe é aquele de afastar-nos a confiança dos outros.
A cólera é sempre sinal de doença ou de fraqueza.
As manifestações de violência podem estabelecer o regime do medo, ao redor de nós, mas não mudam o íntimo das pessoas.
Sempre que nos encolerizamos, complicamos os problemas que nos preocupam, ao invés de resolvê-los.
O azedume que venhamos a exteriorizar é, invariavelmente, a causa de numerosas perturbações para os entes queridos que pretendemos ajudar ou defender.
Caindo em fúria, adiamos comumente o apoio mais substancial daqueles companheiros que se propõem a prestar-nos auxílio.
A cólera é quase sempre a tomada de ligação para tramas obsessivas, das quais não nos será fácil a liberação precisa.
A aspereza no trato pessoal cria ressentimento, e o ressentimento é sempre fator de enfermidade e desequilíbrio.

Em qualquer assunto, de apaziguamento e aprendizado, trabalho e influência, aquisição ou simpatia, Irritar-se contra Alguém ou contra Alguma Coisa será sempre o Processo Inevitável de Perder.

domingo, 8 de março de 2015

CARIDADE DA CORAGEM


Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
Livro: O Essencial. Lição nº 10. Pág. 39.


Uma espécie de Caridade de que poucos amigos se lembram: A Caridade da Coragem.
Recorda os companheiros que adoeceram por falta de energia emocional, diante de confidências amargas;
dos que enlouqueceram ouvindo denúncias lamentáveis, não vacilando em atingir a própria delinquência, ante o ressentimento de que se viram acometidos, ao recolherem anotações indébitas, em torno da vida familiar;
dos irmãos outros que receando dificuldades e obstáculos da existência, se mergulharam nos alucinógenos sem necessidade;
dos que se impressionaram em demasia com sintomas sem maior importância e caíram na rede das moléstias imaginárias que lhes devastam a mente;
daqueles que se confiaram à subversão, em matéria de trabalho, acompanhando impensadamente as atitudes destrutivas de colegas revoltados e infelizes.
Pensa naquelas criaturas que te aguardam a assistência e o carinho e que ainda não podem te dispensar a presença protetora, a fim de se consagrarem às obrigações que lhes dizem respeito.
Reflete nas calamidades afetivas, provocadas pela fraqueza daqueles que desertam dos compromissos assumidos, arruinando o caminho de famílias inteiras.
Meditemos nos Infortúnios a que nos referimos e pede ao Senhor te acrescente a Capacidade de Resistir às Tentações e ao Medo, à Omissão e ao Desânimo, porque Nós Todos não prescindimos de Equilíbrio para executar os encargos que abraçamos e é indispensável se reafirme, em cada um de nós, a Força Espiritual suficiente para agir com Intrepidez, sem Temeridade, e a disposição de cultivar a Coragem de sermos fiéis à Lei de Deus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...